Salões de beleza de luxo de São Paulo são autuados por uso de produtos vencidos
Salões de beleza de luxo de São Paulo são autuados por uso de produtos vencidos
Posted by

Salões de beleza de luxo de São Paulo são autuados por uso de produtos vencidos

 

Procon autuou 34 estabelecimentos entre os dias 8 e 24 de março; segundo o órgão, principais problemas foram irregularidades com os produtos usados

O Procon de São Paulo informou nesta segunda-feira (27) ter autuado 34 salões de beleza de luxo na capital paulista. Realizada pelo órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo entre os dias 8 e 24 de março, a operação Vênus constatou irregularidade em todos os casos. As investigações ocorreram em estabelecimentos localizados em bairros nobres de São Paulo, como Jardins e Moema, por exemplo.

De acordo com o Procon, o principal problema foi a utilização de produtos sem prazo de validade ou com esta informação apagada (27%). Em 25% dos casos, foi constatada a utilização de produtos vencidos, e em 23% deles, os salões de beleza prestavam serviços ou exibiam produtos sem informações de preço ou com preço disposto de forma irregular.

Entre os estabelecimentos autudos, está o Jassa Cabeleireiros e Cosméticos , conhecido por atender o apresentador Silvio Santos. Segundo o Procon-SP, o salão utilizava e vendia esmaltes vencidos, além de vender itens sem informações de preço. A prática de não informar o valor correto do item fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O MG Hair Design , de propriedade do cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi utilizava e vendia esmaltes e produtos para cabelo fora do prazo de validade ou sem informações deste tipo. O local também não fornecia o preço dos serviços de forma clara para os clientes, como exige o CDC.

O Spa Dios utilizava esmaltes vencidos e sem dados como lote, validade e composição. O local também não deixava visível os preços dos produtos à venda. O Estúdio W Cabeleireiros , o Soho e o Retrô Hair utilizavam esmaltes vencidos ou sem informações sobre prazo de validade e fornecedor nos serviços prestados. De acordo com o Procon, o último também vendia produtos fora do prazo de validade.

Respostas dos salões de beleza

Apenas o Studio W se posicionou sobre o ocorrido. Em nota, a empresa afirmou que “tomou ciência dos fatos ocorridos e já adotou as medidas para regularização das ocorrências registradas, a fim de sempre oferecer o melhor serviço e produtos aos seus clientes”. O estabelecimento também afirmou estar colaborando com o Procon-SP.

Em resposta ao pedido da reportagem do Brasil Econômico o Spa Dios informou ter sido procurado pelo Procon recentimento e recebeu advertência verbal sobre os seguintes itens:

– O local onde o Código de Direito do Consumidor deveria estar disponível e orientado a colocar em lugar visível para o cliente;

– Foi encontrado um esmalte importado vencido e foi orientado a fazer uso de etiqueta no mesmo com a data de abertura;

– Foram encontrados produtos nas prateleiras sem preços e foi orientado a etiquetá-los com os preços correspondentes.

A empresa afirmou que está adequando a operação com todas as solicitações feitas pela Procon-SP e defendeu-se sobre as irregularidades referentes a utilização de produtos sem lote, sem dados de fabricação, validade e de composição sem procedência. “O SpaDios utiliza produtos dentro da legalidade e preza pela transparência, por isso, as embalagens trazem as devidas informações ao consumidor”.

Até o fechamento desta matéria, o salão MG Hair não se pronunciou sobre o assunto. O Brasil Econômico não conseguiu contato com os salões de beleza Jassa Cabeleireiros e Cosméticos, Retrô Hair e Soho.

Link deste artigo: http://economia.ig.com.br/2017-03-27/procon-saloes-beleza.html
Fonte: Economia – iG @ http://economia.ig.com.br/2017-03-27/procon-saloes-beleza.html

Comments

comments

0 Comentários desativados em Salões de beleza de luxo de São Paulo são autuados por uso de produtos vencidos 476 29 março, 2017 Mercado da Beleza março 29, 2017

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook