Projeto que regulamenta profissão de esteticista está pronto para ser votado em Plenário
Projeto que regulamenta profissão de esteticista está pronto para ser votado em Plenário
Posted by

Projeto que regulamenta profissão de esteticista está pronto para ser votado em Plenário

Proposta que regulamenta a profissão de esteticista está pronta para ser votada pelo Plenário da Câmara.

O projeto (PL n° 959/03) foi resultado de proposta de iniciativa popular apresentado à Comissão de Legislação Participativa.

A proposta regulamenta a profissão em técnicos e tecnólogos. Os técnicos são os profissionais que concluíram cursos técnicos em cosmetologia ou estética no Brasil ou no exterior. Já os tecnólogos são os profissionais com diplomas de nível superior.

Vários outros projetos que tratam da regulamentação dessa profissão tramitam em conjunto com a proposta original. A deputada Soraya Santos (PMDB) é autora de uma dessas proposta (PL n° 2332/15). Para ela, regulamentar a profissão de esteticista é fundamental para garantir a segurança dos consumidores desses serviços.

“Nós temos que estar atentos é na formação. Então esse é um projeto que começa a fazer o reconhecimento que é um direito que eles têm. É uma luta muito antiga que tira esses rótulos, ele reconhece essa formação. Isso é uma injustiça com esses profissionais que ele vêm acompanhando todos esses avanços tecnológicos dentro da área da beleza que mexe com a autoestima dos usuários desses serviços”.

A presidente do SindEstética de Brasília, Elaine Furtado, acredita que a regulamentação é fundamental para dar mais garantia tanto para os profissionais quanto para os usuários.

“Eu acho que a regulamentação vai contribuir muito. Você definir regras e procedimentos até que ponto vai um esteticista, onde que começa o dermatologista, o massoterapeuta, então eu acredito que vai ajudar muito na organização desse setor”.

Após a regulamentação os técnicos ou esteticistas serão responsáveis pela realização dos procedimentos estéticos. Já os tecnólogos terão também a função de supervisionar os centros estéticos e cuidar de casos mais delicados como atendimento a idosos e pessoas pós-operadas.

Fonte: http://popularmais.com.br/projeto-que-regulamenta-profissao-de-esteticista-esta-pronto-para-ser-votado-em-plenario/

Comments

comments

0 Comentários desativados em Projeto que regulamenta profissão de esteticista está pronto para ser votado em Plenário 3227 17 maio, 2016 Aspectos Jurídicos maio 17, 2016

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook