O que priorizar na construção ou reforma do seu espaço de beleza e estética
O que priorizar na construção ou reforma do seu espaço de beleza e estética
Posted by

O que priorizar na construção ou reforma do seu espaço de beleza e estética

 

 

O início de uma obra é sempre algo complexo. Muitos objetivos e expectativas são colocados, o investimento é alto e se não priorizarmos direito podemos nos perder com gastos desnecessários, gerando aborrecimentos e frustrações que não corresponderam as expectativas.

Arquitetos tem habilidade para lidar com todas estas expectativas e saber administrá-las priorizando a real necessidade de cada cliente.

Na obra existem os pontos essenciais que não devemos abrir mão como, manutenção preventiva, medidas de segurança do prédio, espaços dimensionados de acordo com a legislação.

Mas existem pontos que podem ser priorizados, todo o orçamento para uma obra é sempre enxuto e precisa ser muito bem administrado.

Invista em uma recepção bonita e interessante, este ambiente é muito importante, é a porta de entrada e a primeira impressão interna que o cliente tem e faz a leitura do espaço. Uma recepção deve ser atrativa com produtos para a venda com iluminação, espaço para a venda de produtos, um projeto personalizado pode ajudar bastante, com apoio de uma televisão. Ofereça isto ao cliente.

Uma fachada atraente é fundamental: muitos clientes me procuram e sempre solicitam modificações na fachada do imóvel, e a preocupação é sempre a mesma:  meu salão e clínica não possuem “cara” de salão”, parece um sobrado residencial.

Muitas pessoas reformam os imóveis e não mudam a fachada pois preferem priorizar seus gastos com ambientes internos. Uma fachada interessante atrai mais clientes.

Procure utilizar uma cor diferenciada, isso cria uma espécie de identidade para o negócio.

Um desenho com pintura em alguns tons combinados pode ser interessante para criar uma referência na rua.

Invista em uma comunicação visual atraente, não precisa ser um painel luminoso, pode ser uma letra diferenciada escrita na fachada em locais estratégicos.

O uso de plantas, arranjos, arbustos e vasos decorativos também podem fazer parte, integrar uma fachada com um toque de paisagismo fica muito interessante.

A iluminação também ajuda muito. Se o imóvel possui uma árvore em frente ou próxima trabalhe com iluminação de cor diferenciada, este recurso não possui um custo elevado e chama atenção de motoristas e pedestres na rua.

Hoje em dia é muito comum a utilização de madeira em fachada, mas existem recursos interessantes como a valorização com pintura texturizada e personalizada, molduras na janela, painéis adesivados em vidros.

Citamos  acima algumas dicas para a fachada e identidade do espaço externamente.

Dentro do imóvel descrevemos que a recepção deve ser atrativa pois é a primeira impressão captada pelo cliente, claro que também devemos oferecer um espaço atrativo para as áreas de cabeleireiros, manicures, tratamentos estéticos, áreas de funcionários.

Estas escolhas devem ser orientadas por um profissional, hoje há uma variedade muito grande de preço de pisos e revestimentos, uma área nobre pode ser especificado um piso mais bonito, mais resistente e com grande circulação de pessoas como na área de cabeleireiros, por exemplo na sala de depilação, massagem, podemos utilizar materiais mais em conta pois são áreas de menor circulação e mais restritas.

Isso ocorre muito com no projeto de iluminação, na recepção e área de cabeleireiros trabalhamos com luminárias bonitas e funcionais.

Em salas fechadas e confinadas podemos utilizar luminárias mais simples e lâmpadas também.

Na escolha dos móveis também deveremos ter critérios, será que vale a pena usar todos os móveis, estantes em madeira? Alguns projetos os móveis são em madeira e gesso, que pode ter um resultado interessante a um custo mais acessível.

Não basta apenas ter o capital para investir, é preciso aplicá-lo em sua obra com critério, procure sempre um profissional para orientá-lo em todo este procedimento.

(Na foto, o detalhe de uma recepção com estante de gesso atrás. Produtos com iluminação para vendas, alternativa de utilizar estante em gesso é uma opção mais em conta. A recepção de madeira possui desenhos retos e simples com detalhes que chamam a atenção.)

André Giannoni é arquiteto especializado em projetos de espaços de beleza, estética e saúde. Atuou em empresas do ramo de mobiliário para salões e estética.

 

 

Comments

comments

0 Comentários desativados em O que priorizar na construção ou reforma do seu espaço de beleza e estética 3382 29 dezembro, 2014 André Giannoni, Arquitetura dezembro 29, 2014
André Giannoni

About the author

André Giannoni é arquiteto especializado em projetos de espaços de beleza, estética e saúde. Atuou em empresas do ramo de mobiliário para salões e estética. Atualmente, possui escritório em São Paulo e desenvolvendo projetos e fiscalização de obras para as áreas comerciais e residenciais. andre@andregiannoni.com.br www.andregiannoni.com.br

View all articles by André Giannoni

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook