A importância dos treinamentos nos serviços de estética
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A importância dos treinamentos nos serviços de estética

A empresa que oferece periodicamente treinamento aos funcionários com temas gerais a serem assistidos por todos (motivacional, comportamental e de relacionamento) e técnicos de acordo com o cargo ou área de atuação, retém talentos e clientes.

O cliente busca grandes empresas porque sabe que elas investem em treinamento. Independentemente do tamanho da sua empresa o investimento em conhecimento a mantém competitiva no mercado, sendo alvo de desejo de clientes e colaboradores.

Além da experiência e aprendizado adquiridos naturalmente no exercício de cada função, o colaborador necessita de conhecimento do mundo externo, além do fortalecimento dos relacionamentos profissionais dentro da empresa, assim como ser motivado constantemente a alcançar as metas que a empresa estabelece e suas próprias metas pessoais.

Os momentos de treinamento, que podem ter diversas nomenclaturas, duração e propósito, mas devem ser, antes de tudo, motivadores.

Nos últimos cinco anos tivemos um aumento de 65% na procura por treinamentos pelas empresas da área de beleza. O que mais se procura nos treinamentos é a qualidade no atendimento ao cliente. Estamos num país, onde qualidade no atendimento ao cliente é considerada um diferencial e não é um diferencial. Qualidade no atendimento é uma obrigação.

Como os valores estão mudando neste mundo globalizado e que está gradativamente modificando a sua maneira de se comunicar (seja pela escrita ou pelo diálogo), a maioria das empresas, buscam se manter no mercado, tendo o que raramente se encontra na área da beleza: pessoas educadas, corteses, simpáticas e que dominem tecnicamente o que fazem.

Ainda temos muitos profissionais que aprenderam “olhando” o outro fazer e se lançaram no mercado.

Outro dia, fui a Macapá e visitei cerca de 120 Salões de Beleza por lá. Numa destas visitas, aproveitei para fazer o serviço de Podologia. Fiquei muito preocupada quando perguntei a profissional onde ela tinha feito o curso de Podóloga, ao que esta me respondeu que havia passado uma semana em Belém-PA e aprendeu tudo o que sabe com uma profissional de lá. Perguntei: e o certificado? Ela me respondeu: ninguém liga para isso por aqui, mana!

Diante disto, tenho visto algumas entidades e Sindicatos, oferecendo provas teóricas e práticas para profissionais que não possuem certificado, possam obtê-lo. Em minha consultoria, tenho realizado treinamentos “on the job” (no trabalho) para atualizar os profissionais de todas as áreas do Salão de Beleza. Mas nada substitui as horas que deveriam ser cumpridas para a formação do profissional dentro do ambiente de curso, onde toda a parte técnica deveria ser aprendida, antes deste se candidatar a uma vaga de profissional.

Além dos problemas técnicos, os problemas comportamentais se acumulam dentro das empresas. Por isso, o treinamento é tão importante e faz tanta diferença na maneira de ser da empresa.

Relaciono a seguir, os tipos de treinamentos, suas nomenclaturas, objetivos e duração:

1 – Treinamento de Ambientação ou Integração

Tem por objetivo integrar todos os colaboradores antes da inauguração da empresa. Neste treinamento são apresentados a Missão, Valores e Visão de Futuro da empresa, sua história, cultura e filosofia. Neste treinamento, também são apresentadas as regras da empresa: administrativas, de relacionamento interpessoal e de atendimento ao cliente. Geralmente, a carga horária mínima é de 4 horas.

2 – Palestra Motivacional

Visa proporcionar momentos de reflexão diante da exposição de casos de sucesso e de superação, com apoio de vídeos e testemunhos. A palestra tem duração de 1 a 2 horas e deve ser capaz de descontrair os funcionários deixando-os energizados e com vontade de crescer e de prosseguir lutando pelos seus ideais.

3 – Treinamentos Técnicos

São os treinamentos para os profissionais das atividades FIM da empresa. Pode ser ministrado dentro do Salão em dia e horário divulgado previamente aos profissionais ou em Centros Técnicos dos distribuidores dos cosméticos utilizados dentro do Salão. A empresa deve ofertar este tipo de treinamento ao menos duas vezes por ano, para que seja feita uma atualização profissional. A duração vai depender da proposta de aprendizado e do tema, que deverá envolver a prática com modelos para garantir a correta aplicação de produtos e da realização de novos serviços.

Sempre que você pensar em melhorar a performance da sua empresa não hesite em investir no Treinamento do pessoal. Afinal, a sua equipe tem que estar preparada para ganhar mais uma fatia no mercado. Não se pode investir em mais propaganda e marketing se não houver equipe com excelente atendimento pessoal e técnico.

Lourdes Reis é graduada em Administração de Empresas, atua há 14 anos na área de Gestão de Salões, prestando Consultoria Empresarial e ministrando treinamento. lrconsultora@ibest.com.br 

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Lourdes Reis é graduada em Administração de Empresas, atua há 14 anos na área de Gestão de Salões, prestando Consultoria Empresarial e ministrando treinamento. lrconsultora@ibest.com.br www.asmkt.blogspot.com

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