Acessibilidade para salões e clínicas de estética e saúde
Acessibilidade para salões e clínicas de estética e saúde
Posted by

Acessibilidade para salões e clínicas de estética e saúde

 

 

Desde o Decreto Federal 5296-04 que informa que todas as construções sejam de uso público ou privado, devem ser construídas ou reformadas para  serem acessíveis baseando­-se na ABNT NBR 9050:2004. Sabemos que na prática, a grande maioria dos estabelecimentos do ramo de beleza e estética não estão preparados e adaptados para a acessibilidade.

Alguns estabelecimentos possuem adaptações que não atendem a legislação, são malfeitas, rampas com inclinações equivocadas, ausência de sinalização e banheiros com dimensões que não estão em conformidade com a lei.

Podemos ver a lei aplicada em agências bancárias, que foram aos poucos se adaptando com rampas, sinalizações e demais elementos que a lei prevê.

Os estabelecimentos de beleza, estética e saúde, em sua maioria, são implantados em locais já construídos, são em sua maioria casas adaptadas, devido a isso nem sempre é fácil aplicar um projeto de acessibilidade, é preciso contar com o profissional da área de Arquitetura certificado para esta finalidade.

Para garantir acessibilidade é fundamental a construção de rampa de acesso até o estabelecimento, quando o desnível é muito grande a construção de uma rampa pode tornar-se inviável porque elas ocupam muito espaço, as soluções podem estar em novos acessos e até mesmo em alguns casos a instalação de um pequeno elevador para cadeirante.

Se o estabelecimento possui mais de um andar, concentre os serviços oferecidos de maior importância no térreo para atender o público de maneira adequada.

Existem elementos mais fáceis de tornar o espaço acessível como pequenas rampas de acesso, mas é fundamental oferecer um banheiro acessível, pouco implantado por ocupar muito espaço.

Além das dimensões corretas para banheiros acessíveis existe uma série de funcionalidades internas.

Altura de bacias, altura da bancada do lavatório, posicionamento das peças sanitárias, barras de apoio de proteção, inclinações de espelhos, além de dimensões de portas, interruptores e acesso a objetos próximos.

Procure sempre um profissional de Arquitetura habilitado para realizar um projeto de acessibilidade para seu estabelecimento comercial, além de estar dentro da Lei, você ainda oferece uma maior conforto  para o público portador de necessidade especial consumidor abrangendo também pessoas com mobilidades reduzidas como os idosos.

Além disso após as adaptações o estabelecimento recebe um selo de qualidade, uma certificação de acessibilidade.

André Giannoni é arquiteto especializado em projetos de espaços de beleza, estética e saúde. andre@andregiannoni.com.br www.andregiannoni.com.br

 

Comments

comments

0 Comentários desativados em Acessibilidade para salões e clínicas de estética e saúde 2689 21 setembro, 2015 André Giannoni, Arquitetura setembro 21, 2015
André Giannoni

About the author

André Giannoni é arquiteto especializado em projetos de espaços de beleza, estética e saúde. Atuou em empresas do ramo de mobiliário para salões e estética. Atualmente, possui escritório em São Paulo e desenvolvendo projetos e fiscalização de obras para as áreas comerciais e residenciais. andre@andregiannoni.com.br www.andregiannoni.com.br

View all articles by André Giannoni

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook